A CIM Viseu Dão Lafões, enquanto entidade gestora da Ecopista do Dão, procurou inserir a infraestrutura nas redes nacionais e internacionais, pelo que se tornou associada da EGWA – Associação Europeia de Vias Verdes e da APCV – Associação Portuguesa de Corredores Verdes.
Fruto desta integração, a Ecopista do Dão participou, durante o ano de 2012, num projeto europeu, designado “Greenways4Tour”, que tinha como objetivo “Promover e aumentar a consciência internacional sobre as vias verdes europeias, apresentando-as como excelentes infraestruturas para ciclistas, caminhantes e pessoas com deficiência bem como melhorar a oferta ao nível do turismo sustentável na Europa.”
Esta operação, liderada pela EGWA e apoiada pela DG Empresas e Indústria, da Comissão Europeia, teve como parceiros a Universita degli Estudy de Milano (Itália), Eurogites, European Federation of Farm and Village Tourism, Fundación de los Ferrocarriles Españoles (Espanha), Basquetour Turismoaren Euskal Agentzia (Espanha), Nadece Partsersvi (Républica Checa), Consorci de les Víes Verdes de Girona (Espanha) e é liderada pela Associação Europeia de Vias Verdes.
A CIM Viseu Dão Lafões integrou ainda duas novas parcerias que resultaram em candidaturas à Comissão Europeia e que estão relacionadas com a criação de Produtos Turísticos e Rotas Culturais nas vias verdes europeias. Estas novas parcerias são constituídas por entidades como a Associação Europeia de Vias Verdes, o Instituto do Transporte e Turismo (Reino Unido) ou a Fundação Via Verde da Serra (Espanha). Participam, ainda, entidades de outros países como a Noruega, Letónia ou Itália.
A Ecopista do Dão, através da CIM Viseu Dão Lafões, participou no projeto “Greenways Product”, que teve como objetivo fortalecer as ecopistas europeias como produto turístico transnacional com um elevado potencial para o desenvolvimento sustentável do sector do turismo, incluindo o desenvolvimento de ofertas turísticas com o intuito de facilitar a sua aceitação no mercado.
O referido projeto visou, também, promover e reforçar a visibilidade da Rede Europeia de Vias Verdes como produto turístico transnacional através de ações comuns de promoção e de comunicação, entre outras, fornecendo informações abrangentes e práticas para os potenciais turistas e operadores turísticos.
Como parceiros do supramencionado projeto, que foi liderada pela Fundación de los Ferrocarriles Españoles (Espanha), estiveram a Associação Europeia das Vias Verdes, Rogaland County Council (Noruega), Institute of Transport & Tourism. University of Central Lancashire (Reino Unido), GAL Polesine Delta Po (Itália), Federazione Italiana Amici della Bicicletta (Itália), CIM Dão Lafões (Portugal), Associação Portuguesa de Corredores Verdes (Portugal), Vidzeme Tourism Assotiation (Letónia), Fundación Vía Verde de la Sierra (Espanha), Consorcio Regional de Transportes de Madrid (Espanha), Rutas Pangea (Espanha), Iberus (Espanha) e Deporventura (Espanha).